quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A mulher em busca de alcançar seu espaço no campo social

Nos séculos passados a mulher era vista como dona do lar, não podendo ter outras perspectivas para a sua vida, a única perspectiva valida era se preparar para o casamento. Nele deveria servir ao marido incondicionalmente sem poder opinar ou reclamar sobre qualquer assunto. A sociedade machista, em que viviam, não lhes dava direitos sua voz não era ouvida, eram sujeitadas, eram humilhadas e traídas pelo esposo. Este tinha o direito de receber dote pelo casamento e poderia devolver sua noiva caso não agisse da maneira como ele esperava, para os país da mesma.


Na época da escravidão as escravas, além de exercerem atividades de damas de companhia, entre outros serviços humilhantes eram sujeitas a estupros dos seus senhores, vivendo em condições indignas e brutalmente agredidas.

Com o decorrer dos anos uma classe feminina muito sofria preconceito na função executar qualquer, homens julgavam que elas que não tinham capacidade suficiente, nem poderiam sequer estudar pois deveriam se preparar inteiramente para o casamento, algumas mulheres estavam insatisfeitas com tal situação e lutaram para mudá-la. Este movimento de luta ficou conhecido como o Movimento Feminista

Nas ultimas décadas do século XIX a situação começou levemente a mudar, apareciam elementares movimentos de mulheres que tinham o objetivo: estudar em uma faculdade e votar.

Em 1930, algumas mulheres começaram a atuar em funções no ramo da indústria de fiação e tecelagem, calçados, industrias químicas, vidros, alimentação, material elétrico, produtos de materiais metalúrgicas e plásticas. A partir de 1931 atuavam também nos mais altos cargos em escritórios de fabricas, bancos de seguros companhias e foram nessa época elogiadas pelos seus chefes por sua responsabilidade, dedicação e por seu compromisso.

Em 1970 passaram a atuar em comércio, escritório e setor financeiro de bancos, alem de auxiliares na área da saúde e educação, o numero de mulheres assalariadas já era bastante considerável mas ainda existia o preconceito. A cada ano que passava era adquirida uma nova conquista.

No ano de 2010 uma representante feminina quebrou todas barreiras e venceu o preconceito ganhando a eleição para presidência mostrando assim, que nós mulheres somos capazes de conquistar e realizar qualquer “sonho”.

A mulher branca no Brasil recebe menos que o homem branco pelo mesmo trabalho. O homem negro, apesar de receber menos que a mulher branca, tem salário superior ao da mulher negra. Será que a cor e o sexo influenciam na inteligência e capacidade do profissional?


Um comentário: