quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Transição do trabalho escravo para o assalariado

Durante os anos da colonização do Brasil e durante os primeiros anos do imperio os negros trabalharam como escravo. o Brasil passa a sofrer uma pressão da Inglaterra para acabar com a escravidão, pois a mesma buscava novo mercado consumidor. A princesa Isabel assinou a Lei Aurea abolindo a escravatura por pressão interna (abolicionistas e republicanos) e externa (Inglaterra).

Os negros então libertos, alforriados, não tinham como se manter e assim continuaram exercendo as mesmas funções da época da escravidão, nestas circunstancias os outros foram expulsos das fazendas foram tentar a sorte nas cidades e devido a falta de qualificação profissional para trabalhar em industrias levou-os a construir favelas.

O Brasil assumiu uma nova postura capitalista se  trabalhva em troca de mercadorias ou "dinheiro", algumas pessoas chegavam a trabalhar 16 horas por dia ou mais, muitos trocavam sua mão de obra por pequenos terrenos, produtos agricolas, comida, outros utensilios e as vezes por dinheiro. No Brasil Republica o trabalho livre substituiu o trabalho escravo.

No governo de Vargas foram criadas as leis trabalhistas notaveis: crianças foram proibidas de trabalhar em fabrica, criou a aposentadoria . Em 1940 foi decretada a lei do sálario minimo mas naquela epoca seu valor era razoavel, mas a maioria  da população ainda vivia no campo e poucos eram assalariados . Os fazendeiros não precisavam pagar salario minimo ou ferias  aos trabalhadores rurais, os mesmos não tinham direito a aposentadoria.

8 comentários: